Moocall Heat, sensor de afinação da vacada

Pedro Faria
5 min readAug 17, 2020

Desde que foi anunciado em Setembro de 2017 na Irlanda que o sensor de cio Moocall Heat trouxe enormes benefícios aos produtores que adotaram esta metodologia, produto que em bom dizer da verdade não tem paralelo com os restantes sistemas de deteção de cio do mercado, e promove muito mais do que isso.

A deteção de cio em bovinos tem sido historicamente realizado por visualização humana, usando sistemas de marcação por cor com a investida do boi, e mais recentemente através de tecnologia da monitorização da atividade física da vaca. Destes últimos existem várias dezenas de soluções no mercado que empregam tecnologia de sensores de deteção de movimento (vulgo “acelerómetros”) integrados em produtos que se assemelham a brincos, colares ou pulseiras a aplicar na zona das patas, que registam os movimentos que a vaca exibe ao longo dos dias e tenta estabelecer através de um algoritmo de reconhecimento de padrão, que a vaca esta com o cio, e portanto apta a ser inseminada de forma natural ou por IA.

Não pretendendo este artigo tecer considerações do ponto de vista clínico-veterinário, é reconhecido por utilizadores e marcas, a dificuldade da utilização deste método para a determinação do cio no indivíduo, somente baseado no seu padrão de movimentos, porque este se altera significativamente com:

. fatores exógenos (máquinas, outros animais, dinâmica da vacada)

. saúde e dinâmica natural do animal

. idade

. etc

Quando a Moocall lançou o colar de cio em 2017, já detinha a capacidade tecnológica de conceber um produto idêntico aos demais “pedómetros”, mas que sabia apresentarem níveis pouco satisfatórios de deteção com elevada precisão, com consistência e repetibilidade, ao longo do ciclo de vida do animal. Por contraste, a elevada capacidade de deteção do cio na vaca por parte do seu par natural — o boi — fez com que a Moocall se quisesse referenciar por essa perfeição, que a natureza levou milhares e milhões de anos a aperfeiçoar.

O sensor de cio Moocall Heat é portanto um produto que traduz de forma digital, e comunica com o produtor através da aplicação de telemóvel nativa (gratuita e disponível para Android ou iOS), a informação precisa de quando foi detetado o cio, em que vaca, a que hora, por que touro (caso de parque com mais que um touro). Tudo com a ajuda primordial da natureza.

O colar de cio é aplicado no boi e incorpora tecnologia de deteção RFID, por sua vez aplicado nas vacas sob a forma de brincos com tecnologia RFID incorporada. O colar usa tecnologia de transmissão de dados GSM semelhante aos sensores de parto da Moocall, bateria industrial recarregável e e as etiquetas RFID não usam baterias e são aplicadas nas vacas com os mesmos alicates dos brincos obrigatórios por lei.

Recentemente a Moocall divulgou os dados recolhidos em 10 explorações, na Irlanda, que usam o sensor de deteção de cio Moocall Heat. Entre 6 explorações de carne e 4 de leite, e os resultados são impressionantes.

Na Irlanda, o instituto Teagasc enunciou os objetivos de reprodução para uma vacada de parição na Primavera como:

. 90% das vacas com cio detetado nas primeiras 3 semanas de período reprodutivo (com cobrição e IA correspondente)

. Taxa de gestação verificada ao fim de 6 semanas superior a 90%

. Taxa de inexistência de gestação menor que 10% ao fim de 12 semanas de período reprodutivo

Estas métricas são objetivos a considerar por forma a ter uma atividade economicamente recompensadora (para o padrão Irlandês), e que poderão exigir melhorias anuais às explorações até serem obtidas. É esta a função maior do colar de cio Moocall Heat, obviamente em complemento com os benefícios de alimentação adequada e genética praticada.

Os produtores utilizadores do sistema de deteção de cio Moocall Heat conseguem facilmente obter o retorno do investimento através da informação valiosa e imediata de:

. animais com dificuldades de reprodução, que poderão considerar para serem segregados da vacada,

. quais os bois com maiores índices de fertilidade (qualidade do sémen e atividade na dinâmica da vacada),

. concentração das datas de parição e consequentemente de todo o ciclo anual de trabalho com a vacada,

. datas de parição exatas, através da data conhecida de inseminação.

A última coluna da tabela partilhada deixa antever outro benefício, que em algumas explorações pode ter um impacto tremendo: permite ao produtor prescindir dos serviços de ecografia de verificação de início de gestação, e consequente maneio da vacada. Só este fator, por si só, paga o custo de anuidade de comunicações que a Moocall cobra na esmagadora maioria das explorações (e quanto maior a vacada maior o benefício).

Se quiser saber mais detalhes sobre o colar de cio, as suas vantagens e como o aplicar, entre em contato com a Moocall Portugal pelos canais habituais, teremos todo o prazer em estudar a sua iniciativa. Os produtos Moocall são elegíveis para investimentos financiados enquanto ferramentas de aumento de produtividade.

A sua equipa Moocall Portugal

Fontes originais:

. https://moocall.com/blogs/breeding/sample-of-moocall-heat-results

. https://www.teagasc.ie/publications/2020/setting-the-targets-for-spring-breeding.php

  • * Onde comprar * * *

. AJAM na Ilha de São Miguel tlf 296 306 390
. AAIP na Ilha do Pico, tlm 916 168 808

. UNICOL na Ilha Terceira, tlm 962 365 198
. AASM na Ilha de Santa Maria tlf 296 820 320
. AAISJ na Ilha de São Jorge tlf 295 412 394
. COJAGRIFA na Ilha do Faial tlm 961 081 978
. No Continente Nostra Prius, Lda tlm 919054835
* * * Consulta preços, mais info * * *
MP Facebook, Instagram: @moocallportugal
Email: moocall@nostra-prius.pt
Tlf: 919054835
* * * * *
#moocall #moocallportugal #nostraprius #bovino #agricultura #parto #distocia #perda #produtividade #cio #moocallHEAT #cobrição #inseminação #pecuaria #bezerro #vitela #minhota #limousine #charolesa #arouquesa #alentejana #barrosa #jarmelista #marinhoa #maronesa #mirandesa #mertolenga #vaca #agriculturadeprecisao #wagyu

--

--